E-mail: contato@pactuscontabilidade.com.br Telefone: (63) 3322-7900

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS
Auxílio emergencial gera dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda
01 de abril de 2021
Especialistas explicam tudo que precisa ser devolvido à Receita Federal em 2021

O prazo de declaração do Imposto de Renda começou no dia 1º de março. Desde então, muitas dúvidas estão surgindo, principalmente, por causa do auxílio emergencial, concedido pelo Governo Federal, em 2020, para conter os impactos da pandemia. O que deve ser declarado? Como incluir o auxílio na declaração? Como fica a questão dos dependentes que receberam o benefício?

De acordo com o especialista contábil, Francisco Santiago, todos aqueles que receberam mais de R$ 22.847,76, além do benefício, precisam incluir na declaração e devolver ao Governo. “O benefício foi pago para mais de 60 milhões de brasileiros. A maioria que recebeu não terá que devolver e não precisa se preocupar. Agora, quem teve rendimentos acima do valor de R$ 22.847,76, fora o auxílio, aí sim deverá constar o valor na sua declaração de Imposto de Renda”, orientou o CEO da Pactus Contabilidade.

Como declarar?
A Contadora especialista em auditoria digital e direito tributário, Ana Paula Lima Guimarães explicou. “Quem se enquadra na categoria que tem que devolver o auxílio deve fazê-lo na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica. Neste campo, é preciso ter todas as informações em mãos e informar todo o rendimento do benefício. Com tudo preenchido, a própria Receita gera uma guia para que o contribuinte faça a devolução”, pontuou.

Dependentes
Ainda segundo a especialista em auditoria digital, todos que estão na prestação de conta, titular ou dependente, deve declarar o valor do auxílio recebido. “Quando um titular inclui um dependente na sua declaração de Imposto de Renda, somam-se os valores. Se um dependente recebeu o auxílio, todo o valor deverá ser declarado pelo titular”, informou Ana Paula.
E como o assunto é amplo e muito importante, as especialistas Ana Paula Lima Guimarães, da In9ve Contadores, e Sayonara Fernandes, da Pactus Contabilidade, vão realizar uma live para tirar todas as dúvidas sobre Declaração de Imposto de Renda e auxílio emergencial. O encontro será nesta quarta-feira, 10, às 13h, no perfil oficial da Pactus no Instagram, o @pactuscontabilidade.
 
 


E-mail: contato@pactuscontabilidade.com.br
Telefone: (63) 3322-7900
Quadra 103 sul, Avenida JK, nº 140
Sala 1707 • Edifício JK Business Center
Plano Diretor Sul • Palmas • Tocantins

REDES SOCIAIS